Existe algum preparo antes da infusão?

Não há nenhum preparo especial para a infusão, não havendo necessidade de jejum. O paciente deve sempre consultar o seu médico para sanar quaisquer dúvidas sobre o que fazer em casos específicos e deve estar com receita e prescrição recente da medicação a ser infundida.

Existe alguma situação que não devo fazer a infusão?

Antes da infusão, o paciente passará por uma pré-consulta com médico e enfermeira, que farão uma avaliação rápida, para verificar alguma infecção ou sintoma que contraindique a infusão. Não é recomendável receber medicação imunobiológica durante um processo infeccioso (resfriado forte, gripe, sinusite, infecção urinária, furunculose ou infecção de qualquer natureza). Na dúvida, entre em contato com seu médico para confirmar se pode ou não fazer a infusão.

Como será o procedimento? Quanto tempo demora? E após o procedimento?

O paciente passará pela consulta pré-infusão, receberá o medicamento e poderá retornar às suas atividades habituais. Em virtude da pré-medicação, o paciente pode ter sonolência. Por isso é indicado que venha um acompanhante. Dependendo do medicamento, a infusão pode demorar de 15 minutos a 6 horas, variando conforme prescrição do seu médico.

Casos específicos de tempo de repouso, limitação de atividade laboral ou de esforço físico devem ser orientados pelo seu médico.

Esclareça sempre todas suas dúvidas durante a consulta com o seu médico.