Artrite reumatóide (AR) é uma doença imunoinflamatória crônica sem causa bem definida. Há vários fatores relacionados ao seu “aparecimento”, dentre eles: fatores genéticos, ambientais e diversos mecanismos inflamatórios e imunológicos associados.
Geralmente acomete mais as mulheres (duas a três vezes mais do que os homens), principalmente na faixa etária entre 30-40 anos. Pessoas com casos de AR na família tem maior risco de desenvolver a doença. Pode atingir qualquer articulação, além de provocar sintomas extra-articulares em muitos casos.
Seu diagnóstico é baseado em critérios clínicos como: inflamação em diversas articulações, principalmente mãos e punhos e rigidez matinal; critérios laboratoriais: presença de marcadores que demonstram atividade inflamatória e marcadores específicos da doença; e critérios radiológicos: alterações no raio-x ou ultrassom ou ressonância específicas da AR. O diagnóstico correto e o mais precoce possível deve ser feito sempre pelo Reumatologista.
O tratamento da AR apresentou grandes avanços nos últimos anos. Terapias não farmacológicas e preventivas, como fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, são recomendadas a todos os pacientes com a doença. O tratamento medicamentoso deve ser individualizado e varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. São utilizados anti-inflamatórios, corticoides, drogas modificadoras do curso da doença e mais recente, há também a chamada Terapia com Imunobiológicos.
A terapia biológica é capaz de induzir a remissão da doença, sendo possível conseguir a ausência de atividade inflamatória, mesmo nos casos em que os tratamentos tradicionais falharam.
Importante salientarmos que o diagnóstico precoce e o imediato tratamento adequado são determinantes para evitar deformidades e o dano permanente da articulação. Com isso, nota-se o importante papel do paciente procurar o Reumatologista em qualquer sinal de dor e/ou inchaço nas articulações, bem como dos médicos das outras especialidades de encaminhar estes pacientes para avaliação especializada.
A Clínica SER – Serviço Especializado em Reumatologia – conta com especialistas aptos a realizar o diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento (inclusive com Terapia Biológica) de portadores de Artrite Reumatoide, sempre objetivando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa doença.